top of page

AS SOFT SKILLS É QUE LEVAM À VITÓRIA

  • Foto do escritor: Anderson R. Oliveira
    Anderson R. Oliveira
  • 23 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de abr. de 2020

Para se tornar um líder extraordinário é preciso desenvolver habilidades técnicas (chamamos de hard skills) e comportamentais (soft skills).

O primeiro tipo de habilidades, as hard skills, variam conforme a área e segmento de atuação. Elas podem incluir uma gama de capacidades como, matemática financeira, elaboração de projetos, planejamento estratégico, análise econômica, entre muitas outras. Imagine por exemplo, a gama hard skills necessária para a atuação de um cirurgião, ou de um engenheiro mecatrônico. Para obter e apri-morar suas hard skills você pode optar por fazer um curso superior, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento, ler livros e buscar certificações.


Estas habilidades serão especialmente importantes no início da jornada profissional, sobretudo quando se trabalha em posições técnicas e operacionais. Manter-nos atualizados com relação às questões técnicas relacionadas a nosso trabalho é certamente importante.


Contudo, há um segundo tipo de habilidades, as soft skills, consideradas cruciais para dar sustentação à sua carreira e impulsionar seu crescimento.

São habilidades que permitirão a você se comunicar com maestria, lidar com crises e adversidades e construir relacionamentos pautados por confiança e parceria. Elas estão relacionadas à sua inteligência emocional, autocontrole, em-patia e resiliência.


Quando observamos executivos em posições de alta administração (presidentes, e diretores) sabemos que eles não dominam tecnicamente todas as áreas sob sua responsabilidade. Eles contam com profissionais de elevada qualificação técnica para isso.


Estes alto executivos se destacam por aplicar suas habilidades comportamentais para alinhar o trabalho das equipes, engajar a todos na visão da companhia, assegurar o foco e a execução das estratégias, administrar conflitos e gerenciar as adversidades do cotidiano com maestria.


Na atualidade, muitas organizações tem dado maior ênfase às habilidades comportamentais do que às técnicas, já na porta de entrada. Seus processos seletivos são desenhados para buscar pessoas com as soft skills requeridas. Conheço uma executiva de recursos humanos que costuma dizer: “percebemos que é mais efetivo contratar a atitude e desenvolver a técnica”.

MAESTRIA NAS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS


Ao contrário das habilidades técnicas que variam conforme o segmento ou área de trabalho, em geral, as soft skills são habilidades essenciais a todos os líderes, seja qual for o segmento em que atuam. Afinal, a principal matéria-prima de trabalho de um líder é o talento humano, independentemente do ramo de negócios em que ele atua.


Ao dominar estas habilidades que permitirão gerir colaboradores com excelência, você construirá um alicerce seguro para gerar resultados, transformar sua área e seu trabalho e fazer a diferença na vida das pessoas.

Aqui estão elas: as oito soft skills! Habilidades comportamentais requeridas para se desenvolver uma liderança extraordinária:

  • ASSERTIVIDADE

  • FEEDBACK

  • ENGAJAMENTO

  • FOCO E PRIORIZAÇÃO

  • GESTÃO DE EQUIPES

  • NEGOCIAÇÃO

  • RESILIÊNCIA

  • AUTO-DESENVOLVIMENTO

A relevância dessas habilidades vem do fato de que elas serão úteis em todos os seus desafios de carreira. Minha visão é que, no longo prazo, as habilidades comportamentais serão mais decisivas do que habilidades técnicas e, para você, elas serão poderosas alavancas de carreira!

 
 
 

Comments


bottom of page